Os mini-coelhos são animais mamíferos e da família dos lagomorfos, ou seja, não são roedores, apesar de  possuírem algumas caract...

Mini Lion head ~ Saúde e Alimentação ~

Amanda Oliveira 0 Comments



     Os mini-coelhos são animais mamíferos e da família dos lagomorfos, ou seja, não são roedores, apesar de possuírem algumas características comuns, como os dentes incisivos que nunca param de crescer. Um pedaço de madeira (que não seja feito de aglomerados ou compensados, que podem conter resinas tóxicas em sua composição) na gaiola pode ser oferecido para roer. Também valem brinquedos destinados a este fim, feitos de madeira. Pedaços de pão torrado, seco e duro, também são bem aceitos. Ajudam a desgastar os dentes e controlar seu crescimento.
     Este animalzinho vive em média 10 anos, dependendo da raça pesam cerca 2,5 kg e medem entre 25 - 40 cm. São inteligentes, higiênicos, sem odor, dóceis e companheiros. 
Assim, como os gatos, fazem sua própria higiene e não necessitam de banho. Sua urina é mais suave que a de um coelho comum, chegando no mesmo patamar que a de um cão ou gato, se ensinados, aprendem a utilizarem um local específico para fazerem suas necessidades. 


SAÚDE

     No Brasil não possuem vacinas específicas e obrigatórias. O veterinário capacitado para cuidar desse pet é um Veterinário de exóticos/ silvestres. Alguns cuidados podem ajudá-lo a previnir algumas possíveis doenças que podem ocorrer com seu animalzinho.

  • Mantenha a gaiola e seus acessórios limpos. A amônia que desprende da urina é irritante para as vias respiratórias. 

  • Mantenha-o longe do sol e do vento. A insolação provoca desidratação, e o vento provoca resfriados e coriza. Peneire a ração, para evitar a poeira que pode vir junto com os grãos e que também provoca alergias respiratórias.

  • Se ele for mantido exclusivamente em gaiola de metal, providencie um "descansa pata" de madeira ou pedra polida (granito ou mármore) para que ele descanse as patinhas. Como o coelhinho não tem aquelas almofadinhas que gatos e cães têm nas patas é possível que o contato constante com a grade metálica provoque calos e outros machucados.

  • Galinhas e outros pássaros podem transmitir doenças, como a coccidiose, que pode ser fatal. Evite o contato de aves e seus dejetos com o coelhinho.
Outro ponto importante é a castração ( a partir dos 6 meses), ela interrompe a produção de hormônios, evitando que ele fique estressado, tenha gravidez psicológica, adquira câncer/ tumores, mude de comportamento, urine por todos os locais, dentre vários outros problemas.


ALIMENTAÇÃO

     O alimento ideal para um mini-coelho é a ração peletizada, com proteína e outras vitaminas importantes para seu desenvolvimento saudável . Um mini-coelho adulto come  em média de 100 a 150 gr de ração por dia. Frutas, verduras, vegetais e hortaliças podem ser incluídos em sua alimentação (com moderação).









OBS.: As hortaliças devem ser apenas de folhas escuras e os vegetais devem ser crus e de preferência verdes escuro.