Alimentos tóxicos para seu pet!
Os cães e os gatos são provavelmente os melhores amigos do Homem. Embora eles sejam super queridos e gostamos de partilhar tudo com eles, temos de prestar muita atenção ao que lhes damos de alimento. Eles não sabem distinguir os alimentos que são ou não benéficos para eles e muitas vezes o que é inofensivo para nós, pode ser perigoso e até fatal para eles, pois seus organismos e processos de digestão são diferentes dos nossos. Podemos estar a intoxicar os nossos melhores amigos sem saber. Por isso é muito importante que nós (os seus donos) sejamos capazes de identificar e de eliminar todos os alimentos que são tóxicos do alcance dos nossos cães e gatos.
Segue abaixo alguns dos alimentos que são tóxicos e o que eles podem provocar em nosso animal, caso seja consumido.
Chocolate - Contém uma substância altamente tóxica, a Teobromina. Quanto mais escuro um chocolate é, mais Teobromina contém. Os sintomas de envenenamento aparecem quando o cão ou gato comeu acima de 45mg por peso; o animal pode falecer caso ingira mais de 52mg por quilo. Uma vez que seu seu animal comeu chocolate, não tem nenhum método ou antídoto que reverta a overdose de Teobromina.
Carne gorda (gordurosa) e ossos - A gordura das carnes pode causar pancreatite. E um osso pode sufocar seu cão, além de lesionarem e obstruírem o sistema digestivo. Alguns ossos são permitidos, consulte o veterinário.
Ovo cru - Existe uma enzima no ovo cru que pode interferir na absorção de vitamina B, causando problemas de pele e queda de pelo.
Sal - Não faz bem para os humanos e nem para cães e gatos. Aumenta a pressão arterial e pode provocar sede excessiva, xixi excessivo e intoxicação por íons de sódio. Muito sal pode inclusive causar a morte do seu animal.
Batata e pele de batata - Se a pele da batata ou a batata em si está verde, ela contém uma substância chamada solanina. Isso pode ser tóxico, mesmo em pequenas quantidades, então sempre descasque ou retire qualquer parte verde antes de dar ao animal.
Pimenta - Além de arder a boca, ela pode causar gastrite.
Tomate verde - Essa fruta, pode causar arritmias cardíacas, dificuldade de respirar, salivação abundante, diarreia e até vômito. Se você mora em um local onde tem pés de tomate, cerque-os para que os cães não tenham acesso.
Cebola e Alho - Tanto a cebola quanto o alho contém uma substância chamada dissulfeto de n-propil. Ela destrói os glóbulos vermelhos do sangue, causando uma anemia muito forte, sendo necessário às vezes uma transfusão de sangue.
Açúcar e Doces - Podem causar diarreia, vômito, desidratação e em longo prazo levar a obesidade, diabetes e problemas dentários
Abacate - Pode causar vômito e diarreia.
Macadâmia, Nozes e Amendoim - Podem causar pancreatite, reação alérgica. Macadâmia pode causar fraqueza, depressão, dificuldade para andar, tremores, febre, dores na barriga
Uvas e Passas - Podem causar insuficiência renal com sinais de vômito, diarreia, fraqueza, falta de apetite, e prostração
Osso de ave cozido – O cozimento altera a estrutura molecular do colágeno do osso, tornando-o mais rígido ao ser partido. Com isso o risco de perfuração gastrintestinal é real. O tratamento por calor também torna o osso mais difícil de digerir, favorecendo obstruções. Osso tem que ser ingerido no seu estado natural, cru. Lembrando que não são todos os tipos de ossos que podem ser dados ao animal, consulte um veterinário para que ele possa te orientar melhor.
Temperos - A comida como preparamos normalmente é muito salgada para nossos animais de estimação, além de alguns condimentos serem prejudiciais para eles. Esses temperos podem causar um desequilíbrio eletrolítico, ou seja, um desbalanceamento no nível de sais minerais no organismo do animal, causando danos aos rins.
Sementes de maçã e pêra – Liberam pequenas doses de ácido cianídrico no estômago, um tipo de veneno.
Café - A cafeína pode causar excitação do sistema nervoso, taquicardia, hipertensão, crises convulsivas e morte.
Atenção! Assim como a nossa alimentação, a dos animais também deve ser equilibrada. Qualquer alimento além da refeição regular é apenas um petisco, um agrado para dar de vez em quando.
Consulte um veterinário para obter mais informações sobre como você deve alimentar seu animal. Vamos cuidar de nossos amigos leais, evitando estes alimentos.