Obesidade em cães
Muitas pessoas acham super fofo e engraçado quando um cão é gordo e o assunto "obesidade" acaba sendo tratado de uma forma engraçada, mas não é. Cães obesos tendem a viver 2 anos a menos do que um cão que esta em forma, esta doença deveria ser tratada como um crime quando a causa vem do descuido ou negligência da pessoa cujo o cão espera sempre o melhor: Você!
Cerca de 40% dos cães levados à clinica veterinária hoje sofrem de obesidade. Esta costuma afetar mais as fêmeas do que os machos e certas raças mais do que outras, como por exemplo, Labrador, Rottweiler, Beagle e Basset Hound.
As consequências da obesidade podem ser devastadoras:
+ Pancreatite.
+ Problemas nas articulações e coluna.
+ Problemas no coração.
+ Problemas no sistema circulatório.
+ 47% maior probabilidade de desenvolver diabetes e tumores malignos.
+ Diabetes
+ Doença cardiopulmonar
Pesquise qual o peso ideal para a raça do seu cachorro e compare o número com o peso atual do seu animal.
O BCS – Body Condition Score (pontuação da condição corporal, tradução livre) é uma forma não invasiva de descobrir se o seu cão está obeso. O BCS mais comum é o sistema de 9 pontos, no qual 4/9 e 5/9 estão no peso ideal, 6/9 e 7/9 são considerados acima do peso e 8/9 e 9/9 são obesos, com o cachorro pesando mais de 30% de seu peso ideal.Como os cães variam muito de tamanho, mesmo dentro de uma mesma raça, o BCS foca mais no formato do que no peso.
VERIFIQUE A SILHUETA DO CÃO
O primeiro passo, e esse é imprescindível e essencial, é levar o seu cachorro ao veterinário. O profissional irá examinar o seu cachorro, fazer exames e investigar a causa do excesso de peso. Como há doenças que influenciam no ganho de peso, como a diabetes, ele precisará excluir as outras possíveis causas.Com todos os exames na mão e depois de estudar o estado de saúde do animal, o veterinário irá recomendar a quantidade de calorias a ser ingerida por dia, o tipo de ração (há rações específicas para cães obesos) e o exercício e a frequência.
Dieta correta
Animais que estão acima do peso costumam ingerir mais calorias diárias do que o necessário. Converse com o seu veterinário para determinar as necessidades calóricas diárias que o seu cão precisa, levando em consideração fatores como raça e porte.Há rações desenvolvidas especificamente pra cães que estão acima do peso, balanceadas com menor teor calórico.
Exercício
Se o seu cão já for obeso, os cuidados devem ser dobrados para não gerar uma lesão no animal ou agravar problemas que podem estar escondidos por conta da obesidade, por exemplo, problemas cardíacos.Para começar, crie uma rotina de caminhadas com no máximo 15 minutos de duração, duas vezes ao dia e 4 vezes por semana.Após cada caminhada, observe a reação do animal. Observe se ele reagiu bem, se esta cansado mas tranquilo e se não apresenta nenhum comportamento fora do normal.Faça isso durante um mês e acompanhe o peso do seu cão semanalmente utilizando a sua balança, aquela que geralmente fica guardada no banheiro no cantinho da vergonha.Não esqueça que nesta altura você também deve equilibrar a alimentação do animal e já deve ter batido um papo com o veterinário para criar uma dieta equilibrada.O cão deve emagrecer bem durante este primeiro mês de atividades, faça isso até ele atingir o peso ideal e aumentando o tempo de atividade gradativamente após o primeiro mês.Evite bolinhas, pulos e movimentos mirabolantes. Quando um cão esta obeso ele perde agilidade e o tempo correto para saltar e cair na posição correta. Um passo em falso por parte do animal e ele pode ter uma lesão muscular leve, torções ou até desenvolver inflamações nas articulações e problemas na coluna vertebral.Além disso, se o animal for muito exigido logo no início da nova rotina, o coração e o sistema circulatório dele pode não aguentar, gerando problemas graves.Dê tempo ao tempo e faça o seu cão tornar-se a fortaleza que ele nasceu para ser, aos poucos.
Prefira a água quando puder.
Se você quer exigir um pouco mais dele, mas sem utilizar atividades que exigem impacto física no animal, utilize a água como sua melhor amiga. Somente o fato de estar dentro da água faz com que o peso do animal diminua 70%. Ou seja, um cão de 50Kg, dentro da água estará pesando 15kg, muito mais leve para o corpo dele resistir.Outro ponto é que, 12 minutos de atividades dentro da água são equivalentes a 30 minutos fora dela. Por isso, coloque-o para nadar se possível.Neste caso, o maior cuidado aqui é com o coração, tenha certeza de que o seu animal são apresenta nenhum problema cardíaco e não abuse da atividade.
Compromisso real com o programa de emagrecimento do seu cachorro
Perder peso pode ser um desafio, ainda mais quando o seu cachorro está acostumado a comer muito e frequentemente. Algumas atitudes suas podem ajudá-lo e tornar o processo mais fácil.
– Remova o pet da sala quando a família come.
– Alimente o seu cão com pequenas refeições diversas vezes ao dia.
– Dê a comida e as guloseimas só no comedouro.
– Reduza as guloseimas. Os cães não devem comer mais de 10% de sua caloria diária em guloseimas.
- Pese o seu cachorro a cada semana ou duas, para monitorar seu processo de emagrecimento. Cães acima do peso ou obesos devem perdem de 1 à 2% de seu peso corporal toda semana.
Fontes: Portal do Dog , Cão Winters