O que é castração?    Castração é o termo mais apropriado a se utilizar, e compreende a retirada cirúrgica dos órgãos produtores ...

Castração em machos

Amanda Oliveira 0 Comments



O que é castração?

   Castração é o termo mais apropriado a se utilizar, e compreende a retirada cirúrgica dos órgãos produtores de células reprodutivas (testículos, nos machos e ovários, nas fêmeas, sendo que nas fêmeas é retirado também o útero). O termo técnico para estas cirurgias são: orquiectomia bilateral, para os machos e, ovariohisterectomia, para as fêmeas. O termo esterilização vem sendo erroneamente empregado, pois é mais adequado ao processo de eliminação de agentes contaminantes em ambientes, equipamento e materiais cirúrgicos e hospitalares.


Quais os benefícios da castração?

1.  Há inúmeros trabalhos científicos veterinários que comprovam que animais castrados possuem uma maior expectativa de vida. Um gato castrado vive de 15 a 17 anos, diferente de um não castrado que dificilmente vive 10 anos e se for de rua, vive menos ainda. Já um cão castrado vive aproximadamente 14% mais* que um não castrado. 
2.  A castração previne totalmente a incidência de tumores testiculares e diminui consideravelmente o câncer de próstata, as hérnias perineais e a hipertrofia prostática, comum em machos idosos e frequente causa de infecções urinárias.
3.  Além disso torna o animal mais comportado, diminuindo as fugas e brigas, levando a uma menor incidência de infecções, atropelamentos, envenenamento, maus tratos...

4.  No caso dos gatos, o fato de diminuírem as brigas e cruzamentos, ajuda na prevenção da AIDS felina (FIV), levando a uma síndrome semelhante à humana. O vírus é transmitido pelo cruzamento e por mordidas, e ainda não há vacina disponível. (Observação: a AIDS felina é específica dos gatos e não é possível de ser transmitida ao homem de forma alguma, nem por mordidas, arranhões, lambidas ou contato com o sangue, urina, saliva e fezes dos gatos. O vírus causador da doença (FIV) é outro, não se constituindo em uma zoonose.)

5. A castração diminui em cerca de 70% o instinto de marcação de território com a micção. Seu cão/gato certamente não ficará mais urinando pela casa, melhorando esse comportamento.
6.  Acaba com a ansiedade e stress na época do cio. Manter o animal não castrado preso, impede a reprodução mas não o estresse, já que a causa do problema não é eliminada. Isso faz com que nesse período o animal fique sem apetite, perca peso e adquira outras doenças provenientes do stress.
7.  Evita que nasçam filhotes indesejados ou para os quais você não está capacitado ou não tem condições financeiras de suportar. Além disso, como podemos garantir que vamos conseguir arrumar bons lares para todos os filhotes? Infelizmente, muitas pessoas não têm a responsabilidade de assumir um animal até o final de sua vida… 15 e até 20 anos!

8. Mantem o equilíbrio populacional e o controle das zoonoses (doenças transmissíveis entre animais e o homem).


* Hoffman JM – Reproductive capability is associated with lifespan and cause of death in companion dogs. PLOS One on line.


   Deixe o preconceito de lado, castrar seu animal macho não fará com que ele seja menos macho! Tanto o cão como o gato não tem relação sexual por puro prazer, como os humanos, mas por instinto, para perpetuar a espécie, simplesmente obedecem a natureza.